Skip to content

Instalada no LCR, a Plataforma Multiusuária em Radiobiologia tem como objetivo desenvolver linhas de pesquisas relacionadas ao estudo dos efeitos da não radiação ionizante e ionizante em sistemas biológicos, promovendo uma integração entre os pesquisadores que compõem esta plataforma.

A plataforma reúne pesquisadores da UFF, UNIRIO, UFJF e UNIFESO. O LCR possui infraestrutura para realização e suporte das pesquisas realizadas em conjunto com as Instituições de Pesquisa supracitadas. Conta com biotério próprio para reprodução e manutenção de ratos Wistar, bem como estrutura para culturas de células procarióticas e eucarióticas.

 

Patentes
Dispositivo para dosimetria Fricke em fontes de 192Ir:
Neste processo de patente, que ainda está em andamento, os autores desenvolveram um dispositivo adequado para a padronização primária de fontes de 192Ir, em braquiterapia de alta taxa de dose, usando a dosimetria Fricke. Este dispositivo consiste em um recipiente feito artesanalmente em polimetilmetacrilato (PMMA), com um design adequado para que a solução Fricke seja colocada e  irradiada uniformemente, reduzindo o tempo de permanência ou de exposição da fonte imersa, e também o gradiente de dose na solução.”
“Controle da qualidade de dosímetros clínicos que utilizam câmara de ionização, tipo dedal, de 0,6cm3 usados em radioterapia. A fim de garantir a manutenção do fator de calibração do dosímetro ao longo do tempo. O recipiente é confeccionado de aço carbono com 120mm de diâmetro e 100mm de altura, preenchido com chumbo e possuindo três orifícios para as inserções da fonte, de um termômetro e do dosímetro.