Descrição:
Avanços recentes no diagnóstico precoce e terapêutica do câncer elevaram a sobrevivência de pacientes, mas existem limites nestas estratégias devido aos efeitos colaterais observados em paciente a longo prazo. Nas duas últimas décadas, houve um rápido avanço nas pesquisas nos níveis biológico (molecular, celular e sistêmico) e físico (parâmetros de dose e qualidade da imagem) que permitiram uma melhor compreensão dos efeitos indesejados e parâmetros físicos de avaliação da qualidade da imagem radiológica.
Ao mesmo tempo os Ministérios da Saúde e Ciência Tecnologia têm feito esforços para a criação da Rede Brasileira de Pesquisas sobre o Câncer, desde 2008.
Esta Rede tem como uma das estratégias, a unificação de pesquisa básica, de forma a permitir avanços no conhecimento e fornecer subsídios para os gestores das políticas de saúde na tomada de decisões e na elaboração de novos programas.
O objetivo deste projeto avaliação de indicadores de qualidade de imagem e efeitos biológicos da radiação X de baixa energia utilizada para obtenção de imagens em mamografia, em diferentes níveis de complexidade biológica, através parâmetros biológicos e físicos.
Este projeto será executado por uma equipe multidisciplinar de pesquisadores com experiência em linhas de pesquisas relacionadas aos efeitos de radiações ionizantes e não ionizantes.
Os resultados a serem obtidos neste projeto permitirão, em curto prazo, a avaliação precisa de parâmetros biológicos e físicos relacionados à radiação X de baixa energia utilizada em mamografia, bem como a médio e longo prazo, poderão ser utilizados como embasamento científico para os órgãos de regulamentação/fiscalização (municipais, estaduais e federais) instituírem normas e condutas para utilização da imagem em mamografia para detecção do câncer de mama, bem como normalizar os equipamentos atualmente utilizados para este fim.
Situação: Em andamento;
Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) .
Integrantes:
Luis Alexandre Gonçalves Magalhães - Integrante
Carlos Eduardo Veloso de Almeida - Integrante
Evandro Jesus Pires - Integrante
Carlos Frederico Estrada Alves - Integrante
Adnilson Sousa Fonseca - Coordenador
Julio José da Silva Estrada - Integrante
Leandro Medeiros – Integrante
Peregrino, A A F - Integrante
Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Carlos Eduardo Veloso de Almeida em 30/07/2013.
Descrição:
A radiologia diagnóstica é um principais ferramentas de diagnóstico em medicina, fundamentais para a detecção e acompanhamento de vários problemas de saúde. Seu papel na saúde pública depende da qualidade dos exames e dos seus laudos. Os estudos no Brasil têm refletido a perspectiva de avaliar o desempenho do equipamento, sem abordar de forma mais ampla as questões relativas a infraestrutura material e de recursos humanos em cada local encontrado e as responsabilidades dos diversos setores na organização, envolvidos no processo de controle, como a vigilância sanitária, responsável legal. Com o objetivo de desenvolver um modelo de avaliação e implementação de um sistema voltado para os hospitais publicos estaduais, com verificação sistemática da qualidade das imagens produzidas, no Estado do Rio de Janeiro. Este projeto através de uma parceria entre a Vigilância Sanitária do Estado do Rio de Janeiro e o Laboratório de Ciências Radiológicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, buscar a redução de dose de radiação para o paciente, e na melhoria da qualidade da imagem com qualidade diagnóstica..
Situação: Em andamento;
Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (1)
Integrantes:
Luis Alexandre Gonçalves Magalhães - Integrante
Carlos Eduardo Veloso de Almeida - Coordenador
Antonio Augusto de Freitas Peregrino - Integrante
Carlos Frederico Estrada Alves - Integrante
Adnilson Sousa Fonseca - Integrante
Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Carlos Eduardo Veloso de Almeida em 30/06/2013.
Descrição:
Desenvolvimento e consolidação da área de mamografia, nos campos de conhecimento da saúde coletiva, educação e vigilância sanitária, tão importante para a saúde individual e coletiva, tem os seguintes objetivos: Analisar a resposta dos testes da qualidade em Mamografia; Gerar indicadores da qualidade em mamografia, Desenvolver o método de calibração dos eletrômetros na faixa da Radiologia Diagnóstica, incluindo a faixa mamográfica; Avaliar os filmes mamográficos e gerar um selo da qualidade em mamografia..
Situação: Em andamento;
Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (3) .
Integrantes:
Luis Alexandre Gonçalves Magalhães - Integrante
Carlos Eduardo Veloso de Almeida - Integrante
Günter Drexler - Integrante
Evandro Jesus Pires - Integrante
Wilson Freitas Rebello da Silva Júnior - Integrante
Mariano David Gazineu - Integrante
Cherley Borba Vieira de Andrade - Integrante
carlos frederico Estrada Alves - Integrante
Paulo Cesar Batista Travassos - Integrante
Julio José da Silva Estrada - Integrante
Claudia Gallo - Integrante
Liebert Parreiras Nogueira - Integrante
Regina Cely Rodrigues Barroso - Integrante
Jose Soares Barbosa - Integrante
Luciana Tourinho - Integrante
Elizabeth de Oliveira Fernandes - Integrante
Leslie Pereira - Integrante
Camila Salata - Integrante
Flavia Mello - Integrante
Leandro Medeiros - Integrante
Douglas Batista Silva - Integrante
Diego Rada - Integrante
Rafael Mendes - Integrante
Samara Carvalho - Integrante.
Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
Descrição:
Modernizar e ampliar as instalações do Laboratório de Ciências Radiológicas, LCR, possibilitando contemplar a aquisição dos meios necessários, fontes e equipamentos, e a incorporação de técnicas e metodologias que permitirão a atuação e a sua inserção no segmento de calibração de monitores de nêutrons do setor nuclear, além de possibilitar o desenvolvimento de pesquisas nas áreas de radioproteção, metrologia e dosimetria de nêutrons. Com a execução deste projeto passará a ser possível a execução das seguintes atividades na área de nêutrons: calibração de monitores de área, calibração de canetas dosimétricas, irradiação de monitores individuais, e irradiação de amostras. Estenderá a capacidade de prover suporte técnico-científico e de ensaios à Autoridade Regulatória, Indústrias, Centros de Pesquisas e Universidades, dentro do processo de avaliação de conformidade, com os regulamentos da CNEN, das instalações nucleares e radiativas no estado e no país. Permitirá manter e aumentar a abrangência de uma equipe treinada e integrada para resposta, a nível estadual e nacional, às eventuais emergências nucleares e radiológicas, de acordo com os regulamentos da CNEN, do SIPRON e das normas internacionais. O Laboratório de Metrologia do LCR, LABMETRO, disponibilizará um conjunto completo de serviços de calibração, ensaio e de inspeção passando a ser possível também participar dos processos de comparações interlaboratoriais, de modo a demonstrar sua rastreabilidade e resultados de medições..
Situação: Em andamento;
Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes:
Luis Alexandre Gonçalves Magalhães - Integrante
Carlos Eduardo Veloso de Almeida - Integrante
Günter Drexler - Integrante
Carlos Frederico Estrada Alves - Coordenador
Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1
Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Carlos Eduardo Veloso de Almeida em 30/06/2013.
Descrição:
A utilização do conceito de risco potencial possibilita avançar no sentido de melhor entender as especificidades e a possibilidade de ação do sistema VISA e o LCR/UERJ no controle de riscos em radiodiagnósticos, bem como a adequação de um modelo do risco ao formato do sistema regulatório brasileiro (Portaria 453/MS). O controle de riscos em radiodiagnóstico e seus determinantes, a partir dos indicadores de controle de riscos que estão presentes nos serviços de radiodiagnósticos, possibilitarão a elaboração e validação de um modelo ser utilizado pratica diária pelos serviços de radiodiagnósticos do Estado do Rio de Janeiro, para o LCR-UERJ na análise de situação de uma determinada tecnologia usada para fins diagnósticos por exemplo; Raios X Convencional, Tomografia Computadorizada e Mamografia) ou para fins de licenciamento sanitário. As principais publicações da Organização Mundial de Saúde ? OMS (1980) e da ICRP 73 (1996), tendo como o foco da qualidade a imagem, a importância da Qualificação, a responsabilidade dos diversos profissionais, os princípios de radioproteção e o nível de referência diagnóstico, foram reforçados nas publicações da Agência Internacional de Energia Atômica ? AIEA (1996, 2006), inclusive com a proposição de valores referência em diagnóstico para diversos exames. A importância do conceito de nível de referência diagnóstico, foi fundamental na concepção dos novos modelos de proteção radiológica, como aconteceu na Comunidade Européia com a publicação da Diretiva EURATOM 43/97, tendo como objetivo acelerar o processo de informação sobre as conseqüências da adoção do conceito de ?Diagnostic Reference Level?. Segundo Moores et at (1998) e Bushong (2004), os critérios de qualidade da Diretiva da Comunidade Européia apontam claramente para que as avaliações levem em consideração a técnica radiográfica, a dose em paciente e a qualidade da imagem. Assim sendo, uma técnica radiográfica conhecida e aceita produz um resultado conhecido em termos.
Situação: Concluído;
Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes:
Luis Alexandre Gonçalves Magalhães - Integrante
Carlos Eduardo Veloso de Almeida - Integrante
Günter Drexler - Integrante
Evandro Jesus Pires - Integrante
Josmael Portela - Integrante
Mariano David Gazineu - Integrante
Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
Descrição:
O Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes (IBRAG) é uma das Unidades Acadêmicas mais representativas da UERJ, destacando-se na área de Ciências da Vida por sua produção científica expressiva e de qualidade. O Instituto é composto por 12 (doze) Departamentos dentre as sub-áreas de conhecimento das Ciências Biológicas, dos quais 6 (seis) integram a presente proposta, além de dois Programas de Pós-graduação, em Biologia Humana e Experimental (M/D) e em Biociências (M/D), níveis 5 e 6 da Capes, respectivamente, ambos diretamente vinculados ao IBRAG. Neste sentido, esta proposta é resultado da articulação multidisciplinar de 10 grupos de pesquisa, já consolidados e emergentes do IBRAG e tem por objetivo captar recursos financeiros que permitam a instalação de 3 (três) Plataformas Multiusuárias relacionadas à implantação de tecnologias de ponta baseadas em nanotecnologias, plataformas pós-genômicas que podem ser acopladas a análise de imagens e, equipamentos para ensaios in vivo com radiações ionizantes. Estas plataformas não só trarão impacto de curto prazo na produção dos grupos de pesquisa diretamente vinculados à proposta, cuja área temática envolve o estudo de doenças infecciosas e negligenciadas e, doenças crônico-degenerativas, como podem impactar a médio e longo prazo o sistema de saúde tanto do Estado do Rio de Janeiro quanto do país, por terem como foco a denominada pesquisa translacional. A implantação das plataformas Multiusuárias propostas fornecerão o suporte de infra-estrutura necessário para estes grupos de pesquisa e, certamente, trarão inúmeros benefícios diretos a um número expressivo de pesquisadores e alunos de Graduação e Pós-Graduação do IBRAG/UERJ, e de fora da UERJ, representando um diferencial na condução dos projetos em desenvolvimento, além de possibilitar uma maior integração entre os pesquisadores envolvidos. Sem dúvida, estas novas plataformas biotecnológicas serão uma referência para a UERJ e, estarão disponíveis para grupos de pesquisa.
Situação: Em andamento;
Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (36) / Mestrado acadêmico: (27) / Doutorado: (31) .
Integrantes:
Luis Alexandre Gonçalves Magalhães - Integrante
Carlos Eduardo Veloso de Almeida - Coordenador
Leila M. Lopes Bezerra - Integrante
Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
Descrição:
A implantação de um laboratório de controle da qualidade, com a finalidade de medir, avaliar e certificar a combinação écran-filme se torna imprescíndível para que os usuários possam recorrer a informações efetivas, que lhes assegurem a tomada de decisão em relação a escolha do filme para cada exame a ser realizado. Contribuindo, para que o LCR/UERJ seja o laboratório de referência junto a ANVISA na liberação do écrans-filmes mamográficos em todo território brasileiro..
Situação: Em andamento;
Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes:
Luis Alexandre Gonçalves Magalhães - Coordenador
Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1
Descrição:
1. Realizar um estudo de Custo-Efetividade da intervenção da mamografia convencional filme-écran, digital e com a ressonância magnética, no rastreamento do câncer de mama através da cosntrução de um modelo estocástico dinâmico (cadeia de Markov) e a partir da história natural da doença, câncer de mama, adaptado às condições brasileiras.
2. Avaliação das doses na glândula mamária devido à mamografia e estimativa dos efeitos das baixas energias a nível celular e avaliação dos riscos associados à indução de tumores.
3. Avaliar a qualidade dos conjunyos écrans-filmes mamográficos utilizados no Estado do Rio de Janeiro, usando recomendações da ISO 9236.
4. Avaliação do nível de qualidade técnica e operacional das instalações de mamografia e produção de banco de imagens para a educação continuada de mastologistas e radiologistas..
Situação: Em andamento;
Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4).
Integrantes:
Luis Alexandre Gonçalves Magalhães - Integrante
Arnaldo Levy Lassance Cunha - Integrante
Carlos Eduardo Veloso de Almeida - Coordenador
Günter Drexler - Integrante
Josy Casicava - Integrante
Rossana Cavalieri Falcão - Integrante
Aneuri Amorim - Integrante
Mario Balthar - Integrante
Antonio Augusto de Freitas Peregrino - Integrante
Rosângela Caetano - Integrante
Cid Manso de Mello Vianna - Integrante
Andréa Carla de Souza Góes - Integrante
Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 16 / Número de orientações: 2