Descrição:
Avanços recentes no diagnóstico precoce e terapêutica do câncer elevaram a sobrevivência de pacientes, mas existem limites nestas estratégias devido aos efeitos colaterais observados em paciente a longo prazo. Nas duas últimas décadas, houve um rápido avanço nas pesquisas nos níveis biológico (molecular, celular e sistêmico) e físico (parâmetros de dose e qualidade da imagem) que permitiram uma melhor compreensão dos efeitos indesejados e parâmetros físicos de avaliação da qualidade da imagem radiológica.
Ao mesmo tempo os Ministérios da Saúde e Ciência Tecnologia têm feito esforços para a criação da Rede Brasileira de Pesquisas sobre o Câncer, desde 2008.
Esta Rede tem como uma das estratégias, a unificação de pesquisa básica, de forma a permitir avanços no conhecimento e fornecer subsídios para os gestores das políticas de saúde na tomada de decisões e na elaboração de novos programas.
O objetivo deste projeto avaliação de indicadores de qualidade de imagem e efeitos biológicos da radiação X de baixa energia utilizada para obtenção de imagens em mamografia, em diferentes níveis de complexidade biológica, através parâmetros biológicos e físicos.
Este projeto será executado por uma equipe multidisciplinar de pesquisadores com experiência em linhas de pesquisas relacionadas aos efeitos de radiações ionizantes e não ionizantes.
Os resultados a serem obtidos neste projeto permitirão, em curto prazo, a avaliação precisa de parâmetros biológicos e físicos relacionados à radiação X de baixa energia utilizada em mamografia, bem como a médio e longo prazo, poderão ser utilizados como embasamento científico para os órgãos de regulamentação/fiscalização (municipais, estaduais e federais) instituírem normas e condutas para utilização da imagem em mamografia para detecção do câncer de mama, bem como normalizar os equipamentos atualmente utilizados para este fim.
Situação: Em andamento;
Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) .
Integrantes:
Luis Alexandre Gonçalves Magalhães - Integrante
Carlos Eduardo Veloso de Almeida - Integrante
Evandro Jesus Pires - Integrante
Carlos Frederico Estrada Alves - Integrante
Adnilson Sousa Fonseca - Coordenador
Julio José da Silva Estrada - Integrante
Leandro Medeiros – Integrante
Peregrino, A A F - Integrante
Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Carlos Eduardo Veloso de Almeida em 30/07/2013.
Descrição:
A radiologia diagnóstica é um principais ferramentas de diagnóstico em medicina, fundamentais para a detecção e acompanhamento de vários problemas de saúde. Seu papel na saúde pública depende da qualidade dos exames e dos seus laudos. Os estudos no Brasil têm refletido a perspectiva de avaliar o desempenho do equipamento, sem abordar de forma mais ampla as questões relativas a infraestrutura material e de recursos humanos em cada local encontrado e as responsabilidades dos diversos setores na organização, envolvidos no processo de controle, como a vigilância sanitária, responsável legal. Com o objetivo de desenvolver um modelo de avaliação e implementação de um sistema voltado para os hospitais publicos estaduais, com verificação sistemática da qualidade das imagens produzidas, no Estado do Rio de Janeiro. Este projeto através de uma parceria entre a Vigilância Sanitária do Estado do Rio de Janeiro e o Laboratório de Ciências Radiológicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, buscar a redução de dose de radiação para o paciente, e na melhoria da qualidade da imagem com qualidade diagnóstica..
Situação: Em andamento;
Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (1)
Integrantes:
Luis Alexandre Gonçalves Magalhães - Integrante
Carlos Eduardo Veloso de Almeida - Coordenador
Antonio Augusto de Freitas Peregrino - Integrante
Carlos Frederico Estrada Alves - Integrante
Adnilson Sousa Fonseca - Integrante