O Laboratório de Ciências Radiológicas - LCR foi inaugurado em 20 de dezembro de 1993, dentro da estrutura do Departamento de Biofísica e Biometria - DBB, do Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes - IBRAG, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ.

Desde a sua inauguração, a coordenação gerencial e acadêmica tem sido exercida pelo Professor Carlos Eduardo de Almeida, Doutor pela Universidade do Texas, Pesquisador 1 do CNPq, Professor Titular em Física Médica, Procientista da UERJ e Cientista do Estado do Rio de Janeiro.

Em janeiro de 2002, o LCR foi certificado pelo Comitê de Avaliação de Serviços de Ensaio e Calibração (CASEC/IRD/CNEN), responsável pela metrologia das radiações ionizantes em todo o território nacional por designação do INMETRO, para calibrações em raios gama.

Em 2010, o Laboratório implementou os parâmetros para efetuar a calibração de dosímetros usados em mamografia.

Em novembro 2011, como laboratório pioneiro e único no Brasil e na América Latina, o LCR obteve a certificação, pelo CASEC/IRD/CNEN, para calibração de câmaras de ionização tipo poço, utilizadas em 150 centros de radioterapia em operação no Brasil e em cerca de 150 centros da América Latina. Este tipo de serviço, até então, estava sendo prestado apenas por laboratórios na Europa e nos Estados Unidos e os procedimentos desenvolvidos tiveram a colaboração do Radiation Calibration Laboratory da University of Wisconsin, USA.

Em 2012, o LABMETRO, por meio do projeto METRORAD/SIBRATEC/MCTi, iniciou o processo para obtenção da acreditação junto ao INMETRO.

Em 2014, o  LCR concluiu a implantação do sistema de qualidade, de acordo com a norma ISO/IEC – 17025:2005 – Requisitos Gerais para Competência de Laboratórios de Ensaios e Calibração.

Desde sua inauguração, o Laboratório é integrante da Rede Metrológica Internacional.